Uma abdominoplastia, remove cirurgicamente o excesso de pele e gordura que se encontra entre o umbigo (ou cicatriz de uma cesariana) da região abdominal, melhorando a aparência da área abdominal após a gravidez ou perda de peso significativa. Dependendo das necessidades do paciente, os músculos da parede abdominal são apertados. A incisão é uma forma de meia-lua (comprimento depende da massa de pele e de gordura a ser removida).
-
Duração
Este procedimento tem uma duração de aproximadamente duas a quatro horas.
-
Anestesia
Os pacientes são colocados sob anestesia geral.
-
Internação/ ambulatório
Dependendo da anestesia seleccionada e da duração do procedimento cirúrgico, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia ou passar a noite na unidade de pós-tratamento ou hospital.
-
Efeitos secundários possíveis
Alguns dos possíveis sintomas pós-operatórios são algum desconforto temporário, dor lombar, inchaço pós-operatório, dor ou sensibilidade nas áreas circundantes, dormência da pele abdominal.
-
Riscos
Este tipo de cirurgia pode acarretar alguns riscos como infecção, sangramento sob a aba de pele ou no local da incisão, a embolia pulmonar (um coágulo sanguíneo que viaja para os pulmões), cicatrizes (quelóides), a cura retardada, ou a necessidade de uma segunda operação reversiva são potenciais riscos, alargamento da cicatriz.
-
Recuperação
Após a re-avaliação do médico poderá retornar ao trabalho dentro de duas a quatro semanas, e voltar à atividade que é mais extenuante após cerca de quatro a seis semanas. A compressão elástica do abdómen, cinta elástica, deve ser utilizada durante um período de quatro semanas. As cicatrizes devem desvanecer-se a partir de três meses a um ano após a cirurgia.
-
Resultados
O resultado vai durar muitos anos, a menos que volte a ganhar peso ou no caso de engravidar.
