Um facelift total melhora a pele e os tecidos dos dois terços inferiores do rosto, desde a zona das orelhas, até as regiões malares, e para baixo em direção a mandíbula, removendo o excesso de gordura, tracionando músculos e reposicionando a pele.
-
Duração
Aproximadamente quatro horas.
-
Anestesia
Geralmente é usada a anestesia geral e o paciente pode optar por anestesia local e sedação.
-
Internamento / Ambulatório
Dependendo da anestesia seleccionada e da duração do procedimento cirúrgico, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia ou passar a noite na unidade de pós-tratamento ou hospital.
-
Possíveis efeitos secundários
Hematomas temporários, inchaço, dormência e sensibilidade na pele, bem como uma sensação de aperto e a pele seca.
-
Riscos
Lesão nos nervos que controlam os músculos faciais ou sensitivos (que normalmente é temporário, mas em casos raros pode ser permanente), infecção, sangramento, má cicatrização, cicatriz excessiva, assimetria e uma mudança na margem do couro cabeludo.
-
Recuperação
O paciente pode voltar ao trabalho após dez a quatorze dias. Actividades mais intensas podem ser retomadas depois de três semanas ou mais. As equimoses devem começar a desaparecer após sete a dez dias. A exposição ao sol deve ser limitada por vários meses após a cirurgia. Recomenda-se o uso de um protector solar que forneça protecção contra os raios UVA e UVB (ultravioleta).
-
Resultados
Podemos esperar que seja mantido na maioria dos facelifts uma óptima aparência por cinco a dez anos.
