Mamoplastia de Redução

Cirurgia de redução da mama, também chamada de mamoplastia de redução, reduz o tamanho e melhora a forma dos seios. Normalmente, as mulheres que são candidatas para este procedimento têm sintomas físicos relacionados com o peso ou a forma dos seus seios. Estes sintomas incluem dor nas costas e dor no pescoço. As incisões variam com base no tamanho das mamas antes da operação e o tamanho final obtido no pós-operatório.

Uma incisão é feita em torno da aréola acompanhada por uma incisão vertical abaixo da auréola com ou sem uma incisão horizontal feita na dobra abaixo da mama. Técnicas de cicatrizes reduzidas são frequentemente aplicáveis em cirurgia de redução de mama e permitem excelente redução de tamanho com melhor forma, limitando assim, a extensão das incisões.

Para a redução dos seios muito grandes, em alguns casos, o mamilo e auréola podem precisar de ser removidos cirurgicamente e reaplicado como enxerto. Remoção e reaplicação do tecido do mamilo / auréola irá resultar na perda de sensibilidade do mamilo e da incapacidade de amamentar.

  • Duração

O procedimento geralmente requer de 2 a 4 horas de tempo de operação, dependendo da técnica escolhida e do tamanho dos seios.

  • Anestesia

A cirurgia é geralmente realizado sob anestesia geral, complementada com anestesia local.

  • Internamento / Ambulatório

Dependendo do tamanho das mamas, da anestesia seleccionada e da duração do procedimento cirúrgico, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia ou passar a noite na unidade de pós-tratamento ou hospital.

  • Possíveis efeitos secundários

Inchaço prolongado ou atrazo na cicatrização

  • Riscos

Os riscos associados à redução da mama são: cicatrização desfavorável, perda de sensibilidade nos mamilos, perda da capacidade de amamentar, a perda (necrose) do mamilo e o tecido mamário, ou forma da mama insatisfatória.

  • Recuperação

A recuperação requer uma a duas semanas. A maioria dos pacientes retornam às actividades normais dentro desse período de tempo. Atividades físicas extenuantes são desencorajadas por um período de três a seis semanas após a cirurgia.

  • Resultados

A maioria dos pacientes que se submetem a uma mamoplastia de redução estão insatisfeitas com o tamanho e a forma das suas mamas ficando muito satisfeitas com a melhoria e diminuição dos sintomas de dor e desconforto. A redução das mamas torna as atividades físicas mais fáceis e leva o paciente a desfrutar de uma nova aparência e capacidade de usar roupas que estavam desconfortáveis ou pouco atraentes antes da realização da cirurgia.