Cirurgia para reposicionamento da mama, também chamada de mastopexia, remove o excesso de pele em torno da mama que foi esticada durante a gravidez ou por variações no peso. Os implantes mamários também podem ser usados em conjunto com este procedimento, para atingir o resultado desejado.
-
Duração
Aproximadamente de 2 a 3 horas.
-
Anestesia
A anestesia geral é utilizada para esses casos e o paciente é completamente adormecido. O procedimento também pode ser realizado sob sedação e anestesia local.
-
Internação/ Ambulatório
Dependendo da anestesia seleccionada e da duração do procedimento cirúrgico, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia ou passar a noite na unidade de pós-tratamento ou hospital.
-
Possíveis efeitos Secundários
Equimoses ( hematomas ) temporários, inchaço, algum desconforto leve, dormência e pele da mama seca e sensível.
-
Riscos
É possível a formação de cicatrizes desfavoráveis com formações quelóide. Além disso, a perda de pele, infecção, mamilos irregularmente posicionados (assimetria), e a possibilidade de perda permanente de sensibilidade nos mamilos e / ou da mama.
-
Recuperação
O paciente pode retornar ao trabalho após uma semana a duas semanas. Pode retomar as actividades extenuantes após um mês. A melhoria da qualidade das cicatrizes pode levar vários meses até um ano.
-
Resultados
Os resultados variam de paciente para paciente. Outros factores que podem influenciar os resultados são: gravidade, gravidez, envelhecimento e alterações de peso que podem causar nova flacidez. Os resultados podem durar mais tempo, ou ainda serem melhorados quando são associados a implantes mamários como parte do processo de sustentação para o tecido da mama recém reposicionado.
