Mamoplastia de redução

Mamoplastia de redução, comumente conhecida por redução mamária, é um procedimento cirúrgico que remove excesso de pele, gordura e glândula mamária para obter uma forma e volume adequados a cada paciente.

Um tamanho mamário desproporcionado é algo muito comum, causando grande desconforto a muitas mulheres, tanto em termos estéticos como funcionais e sócio-económicos. Se a estética e o peso da mama condicionam a postura, o volume e a posição condicionam a escolha de vestuário para as atividades do dia-a-dia.

Os resultados começam a ser perceptíveis logo após a cirurgia, uma vez que as queixas de dores nas costas e pescoço, sulcos/marcas causados pelos soutiens e alterações cutâneas no sulco geralmente desaparecem imediatamente.

Partilho abaixo algumas das perguntas e respostas mais comuns.

Quem é candidato ?
Basicamente todas as mulheres com mamas de volume aumentado, e/ou caídas.
Do ponto de vista médico existem várias técnicas cirúrgicas que são utilizadas de acordo com as características específicas de cada paciente, para proporcionar o melhor resultado possível.

Em termos etários é indicado tanto em mulheres jovens com mamas grandes, proporcionando-lhes uma qualidade de vida que de outra forma não iriam ter, bem como nas mais velhas, que após terem filhos, pretendem “voltar a cuidar de si próprias”. Não é contraindicado para adolescentes a partir dos 16/18 anos com volume mamarios ou assimetrias significativas.

Como se deve preparar para?

  • Manter um estilo de vida o mais saudável possível, reduzir consumo de tabaco se for o caso, controlar alguma patologia existente como por exemplo a diabetes.
  • Medicações que interfiram com a coagulação têm de ser interrompidas, não esquecendo que suplementos vitamínicos, chás diuréticos entre outros também interferem.
  • Realizar os exames pré operatórios pedidos.

Como é a recuperação?

  • Usar um soutien sem aros, de fecho à frente.
  • Aplicar gelo nos primeiros dias, dormindo de “barriga para cima”, com a cabeceira ligeiramente elevada.
  • Recomendamos drenagem linfática e massagens manuais para acelerar a recuperação.

De modo geral ao fim de dois a três dias pode fazer a maioria das coisas do dia a dia, sem demasiados esforços.

Se alguma vez pensou no assunto, deve ponderar a cirurgia. Este procedimento é dos com maior índice de satisfação em cirurgia plástica.

Procure um cirurgião experiente e marque uma consulta de avaliação onde poderá tirar todas as dúvidas que tenha.